domingo, 21 de fevereiro de 2010

Benefícios da "sesta"

Empíricamente,  já era sabido. Agora foi confirmado através de um estudo da Universidade  Califórniana de Berkeley, que uma hora de sesta pode, ser muito benéfico à saúde. O estudo vai mais longe, afirmando que pode tornar as pessoas mais inteligentes, pois  o sono serve para despejar a mente e melhorar a capacidade de aprendizagem.
"O sono não só cura o mal-estar do cansaço prolongado mas, em nível neurocognitivo, leva além de onde a pessoa estava antes de tirar uma sesta" explica o professor de psicologia nessa Universidade americana e principal autor da pesquisa.
A descoberta reforça a hipótese de que o sono facilita o armanezamento da memória a curto prazo e permite espaço para novas informações, assegurou ele, quando apresentou neste domingo seu estudo preliminar no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS - sigla em inglês) em San Diego, na Califórnia - EUA.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas tomaram como amostra 39 adultos saudáveis, que foram divididos em dois grupos: os que tiram uma sesta e os que não. Durante um dia estas pessoas foram expostas a dois exercícios de aprendizagem para colocar à prova o hipocampo, uma região do cérebro que ajuda a armazenar memórias sobre eventos.
Segundo os pesquisadores, permanecer muitas horas acordado leva a que nossa mente funcione em ritmo mais lento. Corretamente, passar a noite acordado faz cair em quase 40% a capacidade para empreender novas atividades devido à paralização de algumas regiões do cérebro durante um período de falta de sono para a pessoa.
A equipe se propôs agora averiguar se a redução do tempo de sono com o avanço da idade está relacionada com a perda de capacidade de aprendizagem que acontece quando fazemos anos. Descobrir se existe ou não conexão pode ser útil para entender como acontecem os processos neurodegenerativos como a doença de Alzheimer.
Bom lembrar que no Japão (sempre na frente), muitas empresas já disponibilizam sofás e camas, para a sesta dos funcionários, considerado por eles uma prática muito importante. Por certo, os resultados devem ser bem compensadores!
(Fonte Veja online) 

Um comentário:

  1. esqueci teu email, tudo bom? aqui tudo ok, um calor do cao - aliás, como está o diabólico? beijo

    ResponderExcluir