quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Área de corais da Austrália...

Enfim, uma boa notícia: Um estudo divulgado na segunda-feira indica que a proibição da pesca em 2004, em parte da Grande Barreira de Corais da Austrália, foi positiva, possibilitando que a população de algumas espécies de peixes da região dobrasse.
O relatório divulgado na revista científica americana Proceedings of tue National Academy of Sciences, foi produzido por um grupo de pesquisadores da Austrália. Em 2004, a pesca foi banida em uma área de 32% da barreira que se estende por 2,6 mil km e sobre uma área de 344 mil km² na costa de Queensland, nordeste da Austrália. Hoje, a densidade de peixes nessa zona protegida é o dobro das demais regiões.
Apesar desta recuperação os pesquisadores enfatizam que a Grande Barreira de Corais australiana, a maior cadeia de corais do mundo, ainda está sob grande risco por causa das mudanças climáticas. O aumento da temperatura e da acidez da água do mar prejudica sensivelmente a vida dos corais.(UOL notícias online)
Resta o consolo de saber que pelo menos providências estão sendo tomadas para diminuir o desequilíbrio, e tentar a recuperação completa destas riquezas marinhas tão importantes para o equilíbrio da vida aquática, e do planeta como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário