quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tigres sob ameaça de extinção


O Banco Mundial, através de seu programa "Iniciativa Tigre Global", está recomendando o fechamento de criações de tigres em fazendas, encontradas, principalmente na China, Laos, Vietnã e Tailândia. "A China e outras nações asiáticas deveriam fechar essas fazendas mantidas pela iniciativa privada, porque são desumanas e alimentam demanda por ossos e pele dos animais, ameaçados de extinção", defende o Banco Mundial.
O pedido surge no momento em que governos de 13 países onde tigres existem na natureza se reúnem na Tailândia para discutir a conservação da espécie e como aumentar a população dos felinos. O número de tigres na natureza despencou por causa da perda de 90% de seu habitat original e da caça ilegal. De um total de 100 mil no início do século 20, o número hoje é de menos de 3,6 mil.
Os proprietários das fazendas alegam que criar os animais em cativeiro ajuda a reduzir o comércio ilegal de "pedaços de tigres, usados na medicina tradicional", mas os ambientalistas dizem que a prática só estimula o contrabando. Apenas a China abriga, acredita-se, 5 mil tigres em cativeiro, e as fazendas prosperam, a despeito da proibição do comércio de produtos derivados desses animais em vigor desde 1993. (Jornal Estadão)
É realmente lamentável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário