terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tartarugas ameaçadas...


A longevidade das tartarugas marinhas que chegam aos cem anos, está sendo ameaçada na Paraíba pela ação humana. A cada ano neste litoral, mais de 100 tartarugas, de várias espécies, morrem após ingerir o lixo jogado no mar, que infelizmente não é novidade. Mas, agora, um detalhe está chamando a atenção dos integrantes de um Projeto que estuda e luta pela preservação destes animais.
A maior parte do lixo não é produzida na praia pelos banhistas, vem pelo mar!!! de outros estados do Brasil, e até de outros países. Foi encontrada, por exemplo, uma embalagem de sal, produzido na Rússia.
Tem mais lixo estrangeiro na Paraíba: condicionador de cabelos do Congo, água mineral chinesa, produto de limpeza americano, vidro, botas usadas em plataformas e até lâmpadas de farol. Há uma grande quantidade de plástico nos próprios bancos de algas, onde as tartarugas se alimentam. E elas não sabem separar uma coisa de outra. Depois de ingerir este lixo, as que sobrevivem recebem tratamento no Projeto, que reúne biólogos e estudantes voluntários.
Muitas chegam tão debilitadas que não conseguem se alimentar e morrem. Todas as manhãs o grupo percorre a praia para recolher o lixo!!!.
É inacreditável que o ser humano ainda não entendeu que interromper a devastação do planeta urgentemente, está mais na sua mão, do que nos dirigentes mundiais... Depois do fiasco de Copenhague, cada um precisa mais do que nunca, fazer a sua parte, mesmo  que seja através de pequenas ações "civilizadas" do cotidiano!!! Não poderemos nos queixar depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário