segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Iraque entre a cultura e a Guerra



Uma das últimas medidas do governo George Bush. Os EUA prometeram dar US$13 milhões, além de assistência técnica, para ajudar o Museu Nacional do Iraque, em Bagdá.
O museu abriga tesouros arqueológicos dessa região, a antiga babilônia. Está fechado ao público desde a invasão americana, em 2003 - depois de ter sobrevivido à guerra Irã-Iraque (1980-1988) e à do Golfo (1991-1992).
Os Estados Unidos são criticados por não terem oferecido um esquema de segurança adequado - ao contrário do realizado no Ministério do Petróleo - deixando a instituição à mercê dos saques.
A direção do museu avalia que mais de 15 mil artefatos foram furtados, e apenas 6 mil deles, reencontrados. Número alto, mas que merece ser relativizado. Apesar do valor inestimável, as peças que faltam representam menos de 2% das mais de 500 mil do acervo. Segundo os arqueólogos, as principais estavam em cofres.
Para poder reabrir ao público, segundo a diretora da instituição, Amira Eidan, ainda serão necessários dois anos de obras de recuperação no museu. E, claro, paz na região!!! Durante esse período, além dos US%13 milhões, o governo americano pretende oferecer treinamento a funcionários.(R.História Viva)
É o mínimo que se espera dos americanos, depois da invasão e a ocupação que se estende até agora, sem prazo para uma solução definitiva...???

Nenhum comentário:

Postar um comentário