segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Da NASA para os internautas...


Em julho de 1958, para competir com os soviéticos na corrida espacial, os EUA anunciaram o lançamento de uma agência para elaborar seu programa de conquista do espaço. uma resposta ao lançamento do Sputinik pelos soviéticos em outubro de 1957 dava, assim, origem à National Aeronautics and space Administration (NASA) que, entre conquistas e algumas perdas, hoje conta com 18 centros de pesquisa e teve um orçamento de US$ 17,6 bilhões em 2009.
Com a chegada aos 50 anos uma das comemorações realizadas pela Nasa foi a criação de alguns sites especiais, entre eles o Nasa Image, que divulga, pela primeira vez, seus arquivos fotográficos, de vídeo e áudio. São 140 mil documentos. Uma das motivações para a criação do site foi a necessidade de digitalizar os arquivos mais antigos que estavam "se desintegrando", segundo a administração.
O Nasa Image oferece imagens da Apollo nas missões para a Lua, cenas do universo captadas pelo telescópio Hubble, naves antigas e recentes. O ponto fraco do site é a navegação. Tudo se faz pela busca por palavras-chave, e é preciso paciência para vasculhar as pastas para encontrar os mais interessantes. Uma vez encontados, vale o trabalho e a paciência...!
(R.História Viva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário