terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chineses na "feira de solteiros"


O temor dos pais chineses de que seus filhos não casem nem se reproduzam é tanto que muitos assumem a tarefa de achar pretendentes, principalmente se os rebentos continuam sem namorar depois dos 25 anos, idade na qual já deveriam estar pensando em constituir sua própria família. Os que não encontram candidatos(as) entre os filhos de seus amigos podem aderir a um mecanismo mais explícito e eficaz, a "feira de solteiros", que ocorre em vários parques de Pequim.
A pequena multidão que se forma, como na foto, é formada por pais e mães que no último domingo buscavam ativamente pretendentes para se casar com seus filhos e filhas!!!
A sociedade chinesa passou por transformações vertiginosas nas últimas três décadas, mas o casamento continua a ser considerado essencial, e ter filhos e netos - ainda que seja apenas um - é a expressão máxima da felicidade.
Os caçadores de genros e noras vão à feira munidos de pequenos cartazes escritos à mão, nos quais apresentam seus filhos e descrevem o perfil do parceiro(a) que procuram. Os cartazes são colocados no chão, perto do pai ou da mãe.(Ai, eu nem acredito que estou escrevendo isso...!!!)
Os interessados analisam as "ofertas" e, caso gostem do perfil, iniciam as negociações diretas com a outra parte. Quando há empatia, os dois lados avançam para a etapa seguinte, na qual há troca de fotos e discussões para um possível encontro.
Alguém consegue imaginar este quadro aqui no Brasil??? Realmente as diferenças culturais entre oriente/ocidente são imensuráveis...!
(Fonte: Blog da Claudia Trevisan correspondente do Estadão em Pequim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário