terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ano "Chopin" é festejado na Polônia


O "Ano Chopin" será festejado  com concertos, no novo museu multimídia, coprodução internacional em 3D, festivais e concursos para assinalar os 200 anos de nascimento do compositor Frédéric François Chopin, na Polônia, seu país natal.
Filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado, o compositor Frédéric François Chopin nasceu em 1810 no lugarejo de Zelazowa Wola, próximo a Varsóvia. Após passar a maior parte da juventude na capital, emigrou em 1830, aos 20 anos, para a França, onde residiu até sua morte, aos 39 anos de idade. Sobretudo em seu país natal, 2010 é, portanto, o "Ano Chopin"!
Entre suas obras mais populares, constam as mazurcas, baseadas no folclore polonês. As características nacionalistas da obra chopiniana estão associadas ao fato de, na época, a polônia não constituir um Estado. No fim do século 18, seu território fora partilhado entre a Rússia, a Áustria e a Prússia, e a cultura era um meio de preservar o espírito nacionalista.
É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica são comparadas com as de outros gênios da música: Mozart e Beethoven.
Chopin inovou com novas formas musicais, como a balada e introduziu significantes inovações nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio.
Em 1838 Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin, que usava o pseudônimo masculino de George Sand. Em 1847 romperam definitivamente o relacionamento, dois anos antes de sua morte.
Foi sepultado em Paris, e seu coração foi colocado dentro de um dos pilares da Igreja Santa Cruz, em Varsóvia, conforme seu pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário