terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma Nefertiti do século XX


A imagem mais conhecida da rainha Nefertiti (c.1370-1330 a.C.), a bela esposa do faraó Akhenaton, é também uma das peças mais importantes da arte do Egito antigo. Conservado em Berlim, o colorido busto da "Mona Lisa egípcia" teve sua autenticidade colocada em dúvida. Para o historiador suiço Henri Stierlin, a famosa escultura da rainha, datada do século XIV a.C., seria uma réplica moderna, feita em 1912 por ordem do arqueólogo alemão Ludwig Borchardt.
Stierlin publicou suas suspeitas em livro, listando vários indícios para comprovar que se trata de uma cópia recente. O principal é o fato de Nefertiti não ter o olho esquerdo, algo ofensivo no egito antigo, em que a estátua era considerada como uma pessoa. Além disso, os ombros são cortados verticalmente, enquanto os egípcios só os cortavam horizontalmente, e o rosto da rainha retratada com feições típicas do estilo art nouveau.

A hipótese de Stierlin é que a peça foi feita no próprio local das escavações, para testar antigos pigmentos também encontrados ali. Mas a reprodução teria sido tão admirada pelo príncipe prussiano Johann Georg, em visita ao sítio arqueológico, no Egito, que Borchardt não teria tido coragem de revelar que a peça não era original. O diretor do Museu Egípcio, rechaça esta hipótese!!! (Revista História Viva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário