quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Helena- a mulher que causou a "Guerra de Troia"


Para quem gosta de História da antiguidade!!!!
A historiadora, Bettany Hughes, de Oxford, retrata em novo livro, Helena, a mulher que "causou" a Guerra de Troia.
A Grécia do fim da idade do bronze era um lugar tão esquisito que um viajante do tempo familiarizado com os gregos da época de Sócrates e Platão provavelmente ia achar que se perdeu num Universo paralelo. Em vez de filosofia, participação popular na política e soldados - cidadãos, o turista temporal ia se deparar com templos - palácios suntuosos, túmulos faraônicos para a nobreza, escribas controlando a distribuição de cada bezerro e cada grão de cevada.
As pessoas já falavam uma forma arcaica de grego, mas, tirando isso, seria possível jurar que eram babilônios ou egípcios. Nesse mundo viveu a lendária Helena de Troia. Ao tentar investigar a existência de uma "Helena Heróica", a historiadora recorre a espartanos da época clássica, turistas romanos, pintores vitorianos e poetas modernistas - todos que, de alguma forma, transformaram Helena em musa.
A beleza e a feminilidade da Helena do mito, gera uma dama poderosa, talvez com status semidivino, venerada por seus súditos. A segunda peça importante do quebra-cabeça da "Helena Histórica" fica do lado leste do estreito de Dardanelos. Escavações na Turquia ao longo dos séculos 19 e 20 revelaram que a localização atribuída tradicionalmente a Troia realmente abrigava uma cidadela imponente no fim da Idade do Bronze, e que a fortaleza foi destruida por volta de 1200 a.C.
Textos nos arquivos do Império Hitita, então estabelecido mais para o interior turco, sugerem que a área de Troia era um ponto de tensão entre micênicos e hititas. Assim não seria inconcebível que Troia tivesse mesmo sido destruida por atacantes gregos, usando Helena como pretexto. Em "Helena de Troia"o livro recém lançado no Brasil, a historiadora conseguiu construir uma narrativa erudita e envolvente!!!
(Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário