quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gases-estufa emitidos no Brasil


A pecuária responde por 40 a 50% de todos os gases-estufa emitidos pelo Brasil!!!
O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) divulgou esta tarde o primeiro levantamento a estimar as emissões de gases-estufa da pecuária no país. A pesquisa focou o período entre 2003 e 2008. Nestes cinco anos, as emissões podem ter chegado a 1,09 bilhões de toneladas de CO2 - equivalente na Amazônia e no Cerrado.

Nestes biomas, os dois principais do país, mais da metade do desmatamento deve-se às queimadas para formação de novas pastagens. Como o trabalho não considera emissões de pastagens degradadas, do transporte de gado, da carne e das unidades industriais dos frigoríficos, os índices divulgados podem ser considerados conservadores. Foi a primeira vez que ligamos às emissões de desmatamento e aquelas relacionadas à cadeia produtiva da pecuária, explica o climatologista do Inpe, Carlos Nobre, coordenador do estudo.
O estudo detalha iniciativas que podem ser tomadas pelo governo e pela iniciativa privada para reduzir este percentual sem afetar a produtividade. (Globo online)
É incrível como os pesquisadores demoram, no Brasil, para "abrir os olhos" para fatos que estão "diante dos olhos"...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário