segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Ciências Noéticas"


Lendo o novo livro de Dan Brown, "O Símbolo Perdido", me deparei com uma novidade, parte integrante da trama : referências sobre "Ciências Noéticas"!!!
Como desconheço seus fudamentos, fui pesquisar, para saber se já existe embasamento científico para compreendê-la como ciência.
Resumidamente o que encontrei na Internet: As palavras "noese" e "noético" são derivados do grego "nous", que significa Mente, inteligência ou formas intuitivas de conhecimento. As ciências noéticas compreendem um estudo interdisciplinar da mente, da consciência e de diversos modos de conhecimento, com foco especial nos campos da ciência, saúde mente- corpo, psicologia (transpessoal, integral e tradicional), artes, ciências da cura (terapias holísticas), ciências sociais e espiritualidade.
Existe um Instituto em Petaluma - Califórnia, fundado pelo astronauta Edgar Mitchell, da Apolo 14, em 1973, após uma extraordinária experiência que ele teve, quando de seu retorno à Terra. Mitchell sentiu que a separação entre mente, matéria e espírito se dissolve em uma experiência de unidade. Como um cientista bem treinado, ele sabia que um dia a ciência compreenderia a totalidade e a interconecção que ele vivenciou, mas primeiro teria que aprender como acessar níveis mais profundos da consciência humana e compreender as forças do coração e da mente, que vão muito além da moldura puramente racional.
Depois de fundado, o Instituto- IONS, atua nesta Missão de ser uma organização de pessoas engajadas mundialmente na pesquisa e na educação, criando a ponte entre ciência e espiritualidade. "No Institute of Noetic Sciences, advogamos o estudo do potencial humano, especialmente no laboratório da experiência humana. A ciência moderna não descobriu como explorar plenamente estes domínios, embora o poder transformativo deles seja universalmente evidente".
Ao longo da História e em culturas de todo o globo, encontramos uma infinidade de narrativas sobre modos mais elevados de ser, seja na cura na transformação, na criatividade, desempenho humano e no renascimento espiritual. "Estamos trabalhando, portanto, para legitimar as Ciências Noéticas através da combinação de rigoroso estudo científico e acadêmico, alianças interdiciplinares, pesquisas fora da linha tradicional e uma multiplicidade de atividades educacionais e editoriais": Nesta área compreendem:
- Aptidões humanas excepcionais
- Saúde e cura do corpo- mente
- Meditação
- Metafísica da Ciência Moderna
- A força da intenção, da atenção e da Intuição
- Viver conscientemente/ morrer conscientemente
Portanto, a Teoria da Ciência Noética é um ramo da Filosofia metafísica que trata do estudo da mente e da intuição, e sua relação com o intelecto divino.
Curiosamente a Ciência Noética ainda é muito confundida com esoterismo.
 

3 comentários:

  1. Iluste Vera Pessota, verifico que comungamos nas mesmas ideias relativamente às ciências noéticas. Em Portugal - Cidade de S. João da Madeira, fundei uma associação que se dedica a esses estudos que para mim já não são novos, pois a partir de 1955, conheci uma ciência secreta denominada ZOÍSMO - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE - em que as ciências noéticas, são uma versão moderna mas ainda incipiente !!!
    Acabei de escrever uma obra - "Operação: 5º. Império" temas ligados a questões iniciáticas, históricas e espiritualistas - todas relacionadas com a História Iniciática de Portugal. Gostaria de encontrar apoios que me dêm suporte para a publicação em Portugal e Brasil do meu romance
    O meu blogue - " circulodeestudoseclecticos.blogspot.com " convido-a a visitá-lo
    Muito Cordialmente e bom ano de 2010 - Jacinto Alves

    ResponderExcluir
  2. Eu também li o livro de Dawn Brown e achei muito interessante essa parte que refere-se a Ciencia Nóetica.Parece ser uma ciencia que tem fundamentos e enbasamentos no pasado , o que dá maior legitimidade a tese.Espero e torço para que as pesquisas nessa Area evoluao, e que quem sabe um dia possomos chegar ao nosso maximo.

    ResponderExcluir
  3. Ilustre Vera Pessota, sem resposta até ao presente, peço desculpa em insistir na questão por mim já apresentada num primeiro comentário.
    Aguardo notícias suas - Cordialmente Jacinto Alves - "jjdiabinho@sapo.pt"

    ResponderExcluir