quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Células-tronco embrionárias humanas


A administração Barack Obama decidiu liberar nos EUA as pesquisas com "células-tronco embrionárias humanas". A polêmica pesquisa havia sido bastante limitada pelo governo Bush. Agora, as pesquisas poderão ser financiadas com dinheiro público.
O Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) liberou 13 linhas de produção de células 11 criadas pelos cientistas do Hospital Infantil de Boston e 2 por pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York. Outras 96 linhas de células estão passando por uma revisão do NIH e 20, ou mais podem ser liberadas até sexta-feira.
Todas as células liberadas até agora foram obtidas de embriões congelados, deixados por casais que procuravam tratamentos de infertilidade.
"É uma mudança real no panorama. É o investimento que virá a ser uma lista muito longa, que vai dar poder à comunidade científica, para explorar o potencial da pesquisa com células-tronco embrionárias", disse o diretor do NIH, Francis Collins.
Os projetos que serão beneficiados incluem uma pesquisa que trabalha a fim de reparar o tecido danificado do coração e outra que pretende fazer com que cresçam novas células cerebrais em pessoas com problemas neurológicos. (Revista Veja online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário