terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avião movido a energia solar


O Solar Impulse, novo avião, que terá a luz do sol como fonte única de energia para sua propulsão, dará a volta ao mundo!!!
Bertrand Piccard, suiço e Brian Jones, inglês, fizeram o primeiro voo sem escalas ao redor do mundo a bordo de um balão Breitling Orbiter, em 1999. Agora eles se juntam novamente para tentar fazer o mesmo percurso, só que a bordo do avião solar. Para construir o Solar Impulse, eles estão contando com o apoio da Agência Espacial Européia e de uma equipe de 60 engenheiros, especialistas em aeronáutica e energia. O apoio representa a utilização das modernas tecnologias, não apenas de materiais mais leves e aviônica, mas também das células solares orgânicas, mais leves e mais eficientes.
"Embora, no seu estágio atual, o avião nunca seria capaz de levar muitos passageiros, nós acreditamos que o Solar Impulse possa chamar a atenção para tecnologias que possam tornar possível o desenvolvimento sustentável" afirmou Bertrand.
O avião será submetido a testes de voo noturno, quando ele deverá ser capaz de funcionar com a energia acumulada durante o dia. E, antes da grande tentativa, o avião solar será submetido a testes reais, com voos de vários dias de duração em ambientes mais seguros do que os tempestuosos oceanos que ele deverá atravessar.(Internet)

Foi com esta ambição e envergadura, que Santos Dumont voou. Quem sabe não estamos diante da "célula" de uma alternativa  futurista sustentável ...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário