quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Relíquias poderão ser vistas no Google


Uma ótima notícia!!! O Google vai documentar os tesouros do Museu Nacional do Iraque e exibirá, na Internet, fotografias das peças pertencentes às antigas civilizações a partir do ano que vem, conforme anúncio do seu diretor...
O museu foi saqueado durante o caos que se seguiu à derrocada de Saddam Hussein, em abril de 2003 e só foi reaberto ao público no início deste ano. O diretor do Google, Eric Shmidt falou da importância  de que o mundo veja o rico patrimônio do Iraque e sua contribuição para a civilização ocidental. Disse,  também, que o Google tirou 14 mil fotografias do museu e suas peças, e que  as imagens estarão disponíveis na Internet, em princípio de 2010.
O museu abriga peças desde a Idade da Pedra até a Era Babilônica, a cultura assíria e os períodos islâmicos. A riqueza de sua coleção e sua importância como conservador de relíquias das primeiras civilizações provocaram uma onda de protestos em todo o mundo, quando as instituições foram saqueadas.
As tropas americanas, único poder na cidade naquele momento, receberam fortes críticas por não proteger os tesouros do museu e outras instituições culturais como a biblioteca nacional e o centro de arte Saddam, um museu de arte moderna iraquiana.(Internet)

Lembrando que o atual Iraque está assentado em terras da antiga e próspera Mesopotâmia! Imagina-se a riqueza do seu legado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário