quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O cinquentão "Ben-Hur"


"Ben-Hur" de William Wyler, protagonizado por Charleston Heston no papel do aristocrata judeu que é traído por seu amigo romano, completa hoje, meio século de estreia nos EUA!!!

Há filmes que ficam para a história e o épico "Ben-Hur" é um deles. Foi o filme que ganhou pela primeira vez 11 Oscars, a mesma quantidade conquistada por "Titanic"(1917) e "O Retorno do Rei"(2003), parte da saga de "O Senhor dos Anéis".

O filme, máximo expoente de um cinema artesanal, já extinto, rendeu um Oscar de melhor ator a Charleston Heston e de ator coadjuvante a Hugh Griffith, além de ter recebido o prêmio pelas categorias de melhor filme, diretor, diretor artístico e cores, melhor fotografia, figurino, efeitos especiais, montagem, trilha sonora e som.

Os 212 minutos do filme foram gravados em sua maioria, durante nove meses, nos estúdios Cinecità, em Roma, e uma das cenas mais famosas da história do cinema - a corrida de bigas que provoca a derrota de Messala, amigo de infância de Judah Ben-Hur, foi filmada em tres meses.

O filme contou com uma equipe de 8 mil figurantes, mais de 300 peças de cenários e figurino com 100 mil peças. Tudo criado à base da imaginação.

E essa inspiração salvou da quebra os estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer, que se arriscaram a investir na produção um valor recorde na época - de US$ 15 milhões, que terminou por faturar cinco vezes esse total. No final, "Ben-Hur" se tornou uma obra prima para a eternidade, que décadas após sua estreia segue atual, como demonstra a espetacular produção teatral homônima que dá a volta ao mundo desde setembro.(Fonte-Folha online)
Difícil de imaginar que um filme da grandeza de "Ben-Hur" tenha sido filmado com os escassos recursos de 50 anos atrás... Realmente foi uma obra de arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário