sábado, 7 de novembro de 2009

Nem a ficção imagina!


Uma possível viagem tripulada à Marte, já tira o sono das Agências Espaciais, pelo longo período em que os astronautas teriam que ficar isolados até chegar lá. Irritabilidade, depressão, stress e alterações hormonais - esses são alguns dos sintomas que afligem os astronautas em missões longas. Submetidos a longos períodos de isolamento no ambiente inóspito do espaço, eles ficam sujeitos a uma infinidade de reações adversas tanto físicas como psicológicas.

Por mais bem treinados que sejam em terra, são vítimas de todos os distúrbios. Astronautas que embarcam juntos como bons colegas passam a não aguentar a presença uns dos outros, como aconteceu na estação espacial russa Alyut 7 durante o confinamento de 211 dias. Superar as alterações psicológicas causadas pela longa permanência no cosmo é um dos desafios dos programas de exploração espacial.

Os preparativos já estão voltados a esta viagem tripulada à Marte, que duraria 2 anos e meio. Os tripulantes serão treinados, ficando isolados 520 dias em terra para para chegar perto da duração real da viagem.

Nick Kanas, psiquiatra da Nasa, responsável pelas avaliações psicológicas nos astronautas, disse em entrevista à Revista Veja, que "Olhar em volta e não enxergar o nosso globo azul certamente causaria nos astronautas uma sensação de extremo isolamento, que pode ser muito perturbadora". (Fonte- Veja online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário