terça-feira, 17 de novembro de 2009


Itaipu vai gerar menos energia em dia de temporal: Redução de energia, para evitar cortes de carga, ocorrerá quando tempestades atingirem as linhas de transmissão para o Sudeste.

A medida contradiz o que a ONS afirmava sobre a hipótese de um excesso de geração de energia na usina ter causado o apagão. Depois do blecaute que atingiu 18 Estados há uma semana, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) decidiu que a hidrelétrica de Itaipu deve gerar menos energia nos dias em que tempestades atingirem as linhas de transmissão que ligam a usina, no Paraná, ao Sudeste. A medida, que visa evitar cortes de carga, já foi adotada no último fim de semana.

A estratégia contradiz o que o próprio órgão vinha afirmando sobre a hipótese de o blecaute ter sido causado pelo fato de Itaipu estar gerando energia demais e, com isso, tornando mais arriscada a transmissão. De acordo com a ONS, Itaipu estava mesmo gerando muita energia na terça-feira passada, quando aconteceu o blecaute. Mas, ainda segundo o órgão, a geração estava dentro do limite de segurança, e o fato não está relacionado com o apagão.(Fonte:Folha de S. Paulo)

Então??????????????????????????????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário