sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Antes tarde...


Paulo Freire, educador pernambucano, morto em 1977, foi punido durante a ditadura militar por defender projeto de alfabetização que segundo ele, seria capaz de libertar os oprimidos.
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça considerou nesta quinta-feira, por unanimidade o educador Paulo Freire "anistiado político".
Paulo Freire destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Dentre seus inúmeros livros o mais famoso, "Pedagogia do Oprimido" (manuscrito em Português de 1968), foi publicado em várias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970), e até o hebraico (em 1981). Em razão da rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Paulo Freire, ele não foi publicado no Brasil até 1974, quando se iniciou no país o processo de abertura política. (Internet)
Enfim, a  justiça se fez ao grande educador e pensador Paulo Freire!!! Aplausos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário