quinta-feira, 15 de outubro de 2009


Que interessante esta divulgação! Em recente pesquisa realizada foi constatado que a temperatura da água é irrelevante na hora de livrar as mãos de germes.
Com a gripe suína avançando no país, autoridades de saúde americanas estão relembrando à população para lavar as mãos com frequência, e desta forma, reduzir a disseminação da doença, tal como foi a campanha feita no Brasil. A Literatura médica o FDA (Food and Drug Administration) declara que a água quente o suficiente para ser confortável no lavar as mãos não é o bastante para matar as bactérias, como estava sendo noticiado, mas é mais eficaz que a água fria porque remove as gorduras residuais que ficam nas mãos, um potencial abrigo para as bactérias.
No entanto, pesquisas neste sentido, não confirmam esta afirmação. Os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de que a água quente tem qualquer benefício adicional, e observam que ela pode, em vez disso, até "aumentar a capacidade de irritação" de diferentes sabonetes, causando dermatites de contato. "A temperatura da água usada para lavar as mãos não deve ser guiada pelos efeitos anti-bacterianos, mas pelo conforto".(Fonte: Folha-on-line).
Na verdade a recomendação é lavar seguidamente as mãos com sabão e água limpa ou com produtos a base de álcool, não esquecer os pulsos e entre os dedos, secar com papel descartável e repetir este processo várias vezes ao dia em qualquer temperatura e não acreditar tanto em boatos e crenças que decorrem em momentos tão delicados e de tamanha insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário