domingo, 4 de outubro de 2009

Especialistas defendem o uso racional de água!
Recurso essencial à vida do Planeta, a água é um bem cada vez mais escasso. Apenas 3% é doce e, mesmo assim, a maior parte está concentrada nas geleiras, 97%. Além disso, do montante acessível à população, apenas 2% vem dos rios, onde sua captação e tratamento é facilitada. Outro fator agravante é que na América Latina, em torno de 80% da água é para a agricultura. O restante se divide entre o uso industrial e o doméstico, que concentra apenas 7%. Devido a esse uso indiscriminado, a advertência de sanitaristas é de que a demanda deverá superar a oferta entre os anos de 2030 e 2040.
Portanto, a defesa do uso racional da água só deverá fazer parte da cultura da sociedade através de medidas radicais, como pagar pelo uso da água bruta, pois no Brasil, em torno de 150 litros de água são consumidos por dia, em média, por pessoa. Deles, apenas 2 litros são destinados ao consumo. Para o restante, não precisaríamos de água potável...
O Brasil é privilegiado em termos de água, mas há regiões em que se percebe escassez, como no Nordeste. Mesmo no RS, a disponibilidade não é igual em todas as regiões e em Porto Alegre, o manancial do rio Guaíba, está comprometido em termos de potabilidade.
Isto é muito sério!!!! Que tal seguirmos algumas recomendações básicas para melhor utilização deste recurso tão indispensável para todos nós que habitamos o Planeta Terra?
* Não lavar calçadas e carros e nem molhar grama com água potável
* Separar resíduos, armazenando-os em local adequado e evitando o seu contato com a água
* Tomar um banho rápido
* Recapturar a água da chuva para utilização, exceto para consumo
* Fechar a torneira ao escovar os dentes
Isto é muito sério e com medidas simples cada um pode fazer a sua parte racionalizando hoje, para não faltar amanhã. A preservação da vida no planeta com certeza agradecerá!!!!
(Fonte: Jornal Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário