quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Descoberta pintura de Leonardo da Vinci escondida dentro da parede, no Pallazzo Vecchi, a chamada Câmara dos 500, que no Renascimento ocupava posição política central na vida de Florença e por isso terminou sendo decorada por murais de vitórias militares florentinas, pintadas por Da Vinci e Michelangelo, sob encomenda dos líderes da cidade.

Foi a maior pintura que Da Vinci realizou em sua vida. Ainda que o trabalho jamais tenha sido concluído - "A Batalha de Anghiari" - foi abandonada em 1506. Uma das cenas centrais, que mostra soldados e cavalos em pleno combate, foi elogiada como um estudo sem precedentes dos princípios de anatomia e do movimento. E um dia a pintura desapareceu.

Quando o salão foi remodelado, em 1563, o arquiteto e pintor Giorgio Vasari recobriu as paredes com afrescos que mostravam vitórias militares da família Medici, retornada ao poder. E o mural de Da Vinci terminou esquecido. Mas em 1975, quando Maurizio Seracini, Professor de Engenharia na Universidade da Califórnia, em San Diego, depois de passar anos perdido em um labirinto burocrático, esperando aprovação para testar sua técnica de localização por feixes de nêutrons, na esperança de localizar a pintura, ao fazer uma análise das cenas de batalhas pintadas por Vasari, ele percebeu a imagem de uma pequena bandeira contendo as palavras "Cerca Trova", ou seja, "procure e encontrará". Será que elas serviam como sinal para a presença de algo oculto sob a pintura? A tecnologia nos anos 70 não permitia obter uma resposta clara. Em 2000 Seracini voltou a sua Florença natal, à Câmara dos 500, equipado com novas tecnologias - infravermelho e mapeamento com uso de laser - e a equipe internacional de cientistas que ele liderava, descobriu onde estava. A pintura ficou coberta por cinco séculos!!!

A planta reconstituída, combinada com documentos do século XVI, bastou para localizar a obra. Assim que receber autorização, Seracini espera extrair a pintura de Da Vinci de dentro e logo recolocar o afresco externo de volta ao lugar. Prevê que em um ano o trabalho esteja concluído.
(Fonte - Site Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário