domingo, 20 de setembro de 2009

Rota marítima pelo Ártico


Pela primeira vez na história, navios cargueiros fazem pelo Ártico a rota entre a Ásia e Europa. esta proeza é uma triste consequência do aquecimento global. Essa rota marítima mais curta sempre foi um risco no mapa, impossível de ser navegado. Agora a travessia está sendo possível devido ao encolhimento progressivo da calota polar do Ártico, provocado pelo aquecimento. Já acompanhamos estas notícias pela imprensa há um certo tempo, mas não imaginamos na prática, o tamanho do desastre! Pois, a temperatura no Ártico aumentou em 2 graus no último século, o dobro da média mundial. O resultado é uma espiral de derretimento que reduziu a camada de gelo permanente em 40%.

A rota aberta para navegação, contudo, ainda levará tempo para ser considerada confiável a todos os tipos de cargueiros, por enquanto eles estão sendo acompanhados por navios quebra-gelo, como precaução.

Mas agora, vem o grande paradoxo da notícia: Conforme o gelo derrete, o Oceano Ártico se abre à navegação e viabiliza a exploração de riquezas até então intocadas. Estima-se que a região concentre 13% das reservas de petróleo e 30% de todo gás natural do planeta!!!

E agora o que pensar???
Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário