terça-feira, 29 de setembro de 2009

Filtros solares


Com a entrada da primavera, os raios solares já se fazem mais fortes, e por isso a precaução com a pele , mesmo antes da chegada do verão, deve merecer tratamentos especiais. Provavelmente, a gripe A1N1 daqui para a frente vai dividir o foco das atenções com os cuidados de proteção da pele. A Academia Americana de Dermatologia acaba de se pronunciar, mudando sua orientação padrão sobre o uso dos filtros solares. Até hoje, a recomendação era de um filtro mínimo comFPS 15. Agora é para escolher um filtro com FPS 30 ou mais.

A mudança não se deve à ineficácia de um filtro de 15. Se for bem aplicado, ele preserva a saúde da pele. O problema é que ninguém usa o filtro da maneira padronizada nos testes de medição do FPS. Isso porque a quantidade padrão usada no teste é muito maior do que a aplicada na vida real. Usando menos filtro que a quantidade padrão, o grau da proteção cai. O normal seria de reaplicações a cada tres horas e uma bisnaga do produto teria capacidade de duração de tres dias, numa pessoa de estatura média, 1,60m.

A Academia decidiu então pela segurança. A orientação quanto ao valor mínimo do FPS aumentou, o tempo de duração do produto é maior. Se você aplicar um filtro de 15 ,o tempo de sol é 10 vezes 15 - você fica com 150 minutos de proteção. Se você usar o fator 30 - ficará com 300 minutos de proteção, por isso a recomendação de um fator maior. Assim as pessoas não vão se iludir com uma falsa idéia de proteção.
Lembre-se: Também não podemos criar a ilusão de que estamos totalmente protegidos com o uso de filtros, ele não é passaporte para o sol. Ameniza os efeitos da radiação sobre a pele, mas está longe de garantir 100% de eficácia!
Praia agora, só com filtro de FPS 30 ou mais!!!
(Fonte- Veja on-line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário