segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Revolução Farroupilha


Hoje, no Rio Grande do Sul, de ponta a ponta, foi acesa a "Chama Crioula" que marca a abertura das festividades alusivas à "Semana Farroupilha"!

No dia 20 de setembro, festeja-se a Revoluçaõ Farroupilha, que eclodiu na noite de 19/09/1835, quando Bento Gonçalves da Silva avançou com cerca de 200 Farrapos sobre a capital Porto Alegre (Na época tinha 14 mil habitantes). A revolta deveu-se em função dos elevados impostos cobrados sobre a venda de animais, couros, charque e trigo, produzidos nas estâncias do Estado. Charqueadores e estancieiros reclamavam ainda, outros impostos: sobre o sal importado e sobre a propriedade da terra.

A revolução durou quase 10 anos, sem vencedores e vencidos. O Tratado de Paz foi assinado em Ponche Verde, por Duque de Caxias e o General Davi Canabarro, em 28/02/1845. Na época, Porto Alegre era um porto comercial, e não tinha razões para aderir à revolta. Seus comerciantes não comungavam com as idéias separatistas dos líderes da região da campanha, como Bento Gonçalves da Silva e Antônio de Souza Neto, que veio a proclamar a República Riograndense, no ano seguinte. Por isso, rechaçaram os rebeldes, em 15/06/1836. A partir daí, até dezembro de 1840, a capital ficou sitiada, com dificuldades de suprimentos essenciais para a época: charque, óleo para os lampiões, farinha, feijão e outros gêneros alimentícios.

Fora da capital, os farroupilhas passaram a ter expressivos êxitos em batalhas como a do Seival, liderados pelo Gen.Netto, que no dia seguinte à vitória, proclamou a República Riograndense com sede em Piratini. Todavia, perto da capital, sofreram um duro revés, na Ilha de Fanfa, onde o exército rebelde de 1000 homens se dispersou e seu comandante Gen. Bento Gonçalves da Silva foi preso e levado para a Fortaleza da Lage, no Rio de Janeiro.

Em 1839, depois de 4 anos de combates, junta-se ao exército farrapo o corsário italiano Giuseppe Garibaldi. Os farrapos precisavam de acesso à Lagoa dos Patos e ao oceano, que estavam bloqueados pelos imperialistas assentados em Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente.

Para romper o cerco, resolveram sublemar Santa Catarina, onde tinham simpatizantes. Para tanto, auxiliados pelos conhecimentos de Garibaldi, construiram dois lanchões, para tomar a cidade de Laguna-SC. Em Araranguá-SC um dos lanchões naufragou e eles foram em frente, no lanchão "Seival". Já em Laguna, os lancheiros, apoiados pelas tropas de Davi Canabarro obtiveram a vitória e anexaram a Província em 29/07/1839, denominando-a de República Juliana.

Em Laguna, Garibaldi encontrou a costureira Ana Maria de Jesus Ribeiro, que veio a se chamar Anita Garibaldi, que o acompanhou nas andanças da guerra. Anos mais tarde, Garibaldi voltou para a Itália, para lutar pela unificação, por isso é conhecido como o "Herói de dois Mundos". Os imperiais retomaram Laguna em 15/11/1839. No Rio Grande do Sul, os farrapos mudaram a capital duas vezes: para Caçapava do Sul em 1839 e para Alegrete em 1842.

A epopéia da Revolução Farroupilha criou grandes heróis, mitos e símbolos; os ideais e sentimentos inexpremíveis dos revoltosos farroupilhas continuam presentes e expressos nos Símbolos do Rio Grande do Sul.

Todo ano, no dia 20 de setembro, um Desfile e outros atos Comemorativos à Revolução Farroupilha são realizados, em todos os Municípios do Estado.
(Retirado do Texto de Luis Roque Klering, a partir de matérias publicadas no Jornal Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário