quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Queda do Muro...


Há 20 aos caía o muro de Berlim. O mais pderoso símbolo da intransigência entre comunismo e capitalismo. Ele dividiu a cidade em mundos diferentes em tudo. Misteriosamente até hoje não se sabe de quem partiu a ordem para derrubá-lo. Só se sabe que, depois disso, restaram apenas lembranças de um tempo surreal e a certeza de que nada mais foi igual. Só para relembrar:
Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Alemanha foi derrotada pelos exércitos aliados, sintetizados por Estados Unidos, Inglaterra , França e Rússia, o país ficou dividido em República Federal(RFA), o lado capitalista, e República Democrática (RDA), o lado comunista que, mesmo sem nenhuma liberdade política, ganhou esta denominação. Na época, a cidade estava 80% em ruínas, com uma população majoritáriamente feminina. Na divisão, Berlim ficou situada dentro da RDA, sob o jugo comunista. Os russos queriam usá-la como ponte para avançar com o comunismo pela Europa. Por sua vez, os americanos começaram a injetar dinheiro na RFA para recuperar uma Alemanha destruída e mostrar as vantagens do capitalismo.

Após complexas negociações que não deram resultados, Berlim foi dividida em Oeste e Leste, ocidental e oriental, com governos autônomos. A divisão era abstrata. A partir de uma determinada avenida ou praça, mudava-se subitamente de regime. Com regimes tão diferenciados, em 12 de agosto de 1961 foi iniciada por Berlim Leste a Operação Rosa, com o fechamento real da fronteira. Polícia e exército armaram barricadas e arame farpado e ninguém passava mais pela fronteira. No dia 12 de agosto começou a ser levantado o muro com 165 Km de extensão. O restante da história, muitos acompanharam pelos jornais: Tentativas de fuga de um lado para outro- e centenas de pessoas que morreram tentando ultrapassar as fronteiras fechadas. Não eram muralhas altíssimas, mas muros com dois metros de altura, prosaico.. Mas, era enorme pelo que significava em termos de liberdade.

Nos anos 80, a situação começou a mudar quando Gorbachev assumiu o poder na União Soviética e iniciou a Glasnost( ou abertura). Em 1989, revoltas explodiram, estudantes lutaram contra a polícia, o governo comunista perdeu o controle, sem o apoio russo. Então surgiu o grito:"Derrubem o muro". Palavra de ordem. A polícia e exército sentiram-se impotentes para reagir para não matarem milhares de pessoas. E, na noite de 9 de novembro, os orientais perceberam que algumas passagens do muro estavam abertas. Truque? No dia 10/11, não existiam mais duas cidades. Até hoje não se sabe de quem partiu a ordem para a derrubada do muro. Uma das versões é de que um comunicado chegou À TV estatal anunciando que o muro seria aberto. Um redator cansado pelas vigílias, ao copiar a notícia escreveu que o muro já estava aberto . O cochilo verbal levou a população a pressionar. Às 18h57 daquela noite, o governo do Leste vendo que não lhe restava saída, anunciou que oficialmente as fronteiras estavam abertas.

E, um capítulo triste da história foi resgatado numa manifestação pacífica! As pessoas hoje, já podem conviver numa cidade livre.
(Fonte-Revista Marie Claire/Set/09-Ed.Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário