sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PETRA - A cidade de Pedra







Petra, na Jordânia, eleita uma das novas maravilhas do mundo!

A cidade que foi esculpida nas rochas é, literalmente, cenário de filme! Lembram? Lá foram gravadas cenas lindas de "Indiana Jones e a Última Cruzada"(1989). A história de Petra teve início no ano 312 A.C., quando os Nabateus, povos comerciantes árabes, lá chegaram e começaram a esculpir nas rochas, monumentos, palácios, templos, Igrejas e moradias, para se protejerem do povo de Roma. Essas obras de arte podem ser vistas pelos visitantes depois de uma caminhada de alguns kilômetros até a "Câmara doTesouro", ou El Khazneh, um dos locais mais bonitos de Petra.

A cidade ficou escondida do Ocidente até 1812, quando o explorador suíço Johann L. Burckhardt a reencontrou. A partir daí ela começou a aparecer para o mundo e a deixar fascinados aqueles que a exploram.

Os monumentos escavados em suas rochas apresentam fachadas do tipo Helenístico. Peritos no domínio de hidráulica, os Nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores.
A 6 de dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.Em 2004, o governo da Jordânia estabeleceu um contrato com uma firma inglesa para construir uma auto-estrada que levasse a Petra, estudiosos e turistas.
A 7 de julho de 2007, foi eleita em Lisboa- Portugal, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo!Com muita justiça, pois se constitui realmente numa obra FENOMENAL!
Na foto à esquerda- A "Câmara do Tesouro El Khazneh"
Na foto central- A chegada em Petra se dá através de um corredor entre as rochas

Nenhum comentário:

Postar um comentário