quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Exposição Frida Kahlo...




As paixões compartilhadas e a cumplicidade dos mais representativos artistas mexicanos, Frida Kahlo e Diego Rivera, chegaram ao Rio de Janeiro, vindos de Brasília, em uma Exposição fotográfica que passa os 25 anos de vida em comum por meio de 36 imagens. A mostra foi aberta hoje, por ocasião do 199º aniversário da independência do México. Nela os visitantes poderão passar pelos momentos de maior destaque da prolífica relação pessoal e artística que os dois pintores mantiveram desde seu casamento em 1929, até a morte de Kahlo, em 1954.


O cônsul mexicano no Rio, destacou sobre Kahlo " sua capacidade de viver intensamente, seu compromisso com as transformações históricas e sociais e sua inserção no processo de construção do imaginário coletivo posterior à revolução mexicana". O diplomata ressaltou que esta exposição representa o início de uma série de eventos, ainda por confirmar, em comemoração ao bicentenário da independência mexicana em 2010.
Ao saber desta Mostra, lembrei-me do filme "Frida", de Julie Faymor sobre a vida conturbada desta artista que foi vivida na tela, numa interpretação ótima, de Salma Hayek. Além do belíssimo argumento, este filme de 2002, possui uma excelente fotografia.
Frida foi uma pintora autodidata que amava a arte, o México e o comunismo. Nada mais chocante para sua época! Aos 16 anos teve um grave acidente que a levou a iniciar sua pintura, na cama, durante a recuperação. Seus quadros representam sua existência pessoal, em particular aos aspectos dolorosos de sua vida e sua pintura era principalmente auto-retrato. Ela se auto-retratou da forma como via a vida, mesmo com tanta dor...
O filme vale a pena!!! Difícil ver alguém com tanta tenacidade...Uma lição de vida!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário