domingo, 9 de agosto de 2009

"TEMPLÁRIOS"de Heróis a Hereges...


Assisti um filme muito bacana: "Arn o cavaleiro Templário". Nem preciso dizer que gostei muito do filme, que conta a história de amor, verídica, de Arn Magnusson, jovem culto e exímio esgrimista, e Cecília, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos, quando ele é enviado como cavaleiro templário para a Terra Santa. Arn tem que lutar pelo seu amor e pelo que se tornou a missão de sua vida: A unificação da Suécia, onde, inclusive o filme é ambientado.

Achei que o filme poderia ter aprofundado mais o mito criado em torno da Ordem que os cavaleiros desempenharam no embate entre o papado e as monarquias nacionais no séc XIV. Porém, como o foco central é a história de amor dos dois jovens naquele cenário da guerra, acho que foi cumprida a proposta.

Como a Idade Média é um tema profundamente atual, hoje é tema de filmes, festas medievais, sites da internet, etc. Mesmo de um ponto acadêmico, algumas obras recentes mostram uma verdadeira obsessão pelas origens medievais da Europa. Confesso que serei platéia fiel para todas as filmagens que forem realizadas com estes temas. Uma rápida consulta em qualquer site de busca na internet mostra a atualidade de interesse pela Ordem dos Templários, e o seu papel de guardiã dos segredos e tesouros da Igreja.

Por outro lado, a própria história da Ordem fornece elementos que ajudam a entender essa lenda contemporânea. Os monges se tornavam "Cavaleiros de Cristo", perfeitamente integrados à sociedade cristã e aos seus objetivos, e não mais cavaleiros em busca da simples glória terrena. É precisamente na conciliação de duas esferas até então incompatíveis - a vida religiosa e a vida militar - que reside a originalidade da Ordem dos Templários.

A vinda dos templários ao Ocidente informaram das derrotas dos cristãos para as tropas de Saladino em Hattin, em 1187, quando perderam o controle da cidade de Jerusalém, e, da cidade de La Forbie, para o sultão do Egito, em 1244, na região onde hoje é a faixa de Gaza. A ordem religiosa que defendeu Jerusalém, acabou aniquilada pelos reis da Idade Média. Enfim, daria para escrever muito sobre o tema pois o assunto é vasto... Resumindo, esta Ordem começou como um elevado modelo de fé e entrega cristã e terminou perseguida pela inquisição como uma seita de hereges. Em outras palavras: Como o fanatismo e a violência foram usados e descartados pelo poder, de acordo com sua conveniência!!! O rei da França, Felipe IV ordenou em 1307 a prisão de todos os Templários presente no reino, o confisco de seus bens, bem como os processos políticos movidos contra eles, marcando a crise do papado e o fortalecimento das monarquias nacionais.

O tema é vasto como já dissemos e talvez os livros de Dan Brown, como o Código da Vinci, tenham despertado maior curiosidade e a vontade de aprofundar o conhecimento. Uma dica para quem estiver a fim de saber mais: Procure livros, ou então, busque na internet, que tem um bom material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário