domingo, 23 de agosto de 2009

Os "Sem-Idade"...


Num mundo em que se vive por mais tempo (ainda bem!!!) e com mais saúde, a idade real se traduz pelo estilo de vida, e não pelo calendário, pois a expectativa de vida aumentou. No Brasil, pulou de 62 anos, em 1980, para 73, hoje, e essa evolução fez com que o próprio conceito de velhice fosse reformulado. O aumento da longevidade propiciou o surgimento de outro fenômeno, em relação ao comportamento- o de pessoas maduras que cruzam as fronteiras entre gerações e não apenas agem, mas também se sentem como se fossem mais jovens. São homens e mulheres que já passaram dos 40, 50, 60 anos, gozam de boa saúde, disposição e acreditam que os hábitos de vida e a forma de se expressar não devem se atrelar à idade, mas a personalidade de cada um. Com essa democratização da juventude, produtos e serviços antes direcionados ao público jovem, estenderam-se e ganham adeptos entre os mais velhos. Como sinais exteriores, o jeans, a bermuda, a camiseta e o tênis deixaram de ser de uso exclusivo dos jovens e foram incorporados por gente de todas as idades.
Independentemente do comportamento que se adote, todo mundo quer passar os anos a mais, ganhos no calendário, com boa qualidade de vida e livre das doenças associadas à velhice. A fantasia de permanecer jovem por mais tempo, acompanha todos que chegam à meia-idade, e embora continue a marcha do calendário, nos últimos 100 anos, a medicina deu passos largos no sentido de retardar processos ligados ao envelhecimento(melhoria das condições sanitárias, vacinas, a invenção dos antibióticos, entre outros). Todos esses avanços resultaram na adição de anos na expectetiva da população. Agora está em curso um novo e revolucionário capítulo da ciência da longevidade. O que se procura é proporcionar qualidade de vida e uma existência feliz, para quem está vivendo mais.
Hoje, sabemos que hábitos saudáveis são a garantia de juventude prolongada e de melhor qualidade, mesmo que sejam adotados mais tarde. Por exemplo, uma atividade aeróbica aos 50 anos aumenta a expectativa de vida em até 3,5 anos, alimentação regrada aumenta em três anos. Recentemente, houve a comprovação científica de uma hipótese dos anos 60 - a de que os aspectos emocionais têm papel relevante no prolongamento da juventude. Enquanto esperamos a chegada das novidades revolucionárias que estão anunciadas para breve, vamos jogar com as cartas que temos e lembrar que: O otimismo e o bom humor são dois grandes aliados que ajudam a viver mais!!!
Agora entendi qual é a minha "real" idade!!!!!!!!!!!VIDA LONGA E FELIZ PARA TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário