sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ILHA DO LIXO


É assustador, mas infelizmente, ela existe! Um redemoinho no Oceano Pacífico formado por mais de 6 milhões de toneladas de plástico!!! Foi descoberto em 1997, pelo oceanógrafo Charles Moore, durante uma competição de barco à vela. A mancha de sujeira é duas vezes maior que os EUA. Sua formação é derivada da desintegração do plástico em partículas microscópicas, que tem origem no continente, chega ao oceano, por meio dos rios e são empurrados pelos ventos até o redemoinho. É quase impossível de ser localizado com radares ou tecnologia de satélites, porque está sempre em movimento, devido a influência das correntes marítimas. Flutua à deriva entre a Califórnia e o Japão: Pedaços de garrafas, sacos plásticos, seringas e uma variedade enorme de outros objetos, inclusive resíduos jogados ao mar pelos navios...
Uma equipe do denominado Projeto Kasei quer localizar e estudar esta "sopa plástica", como é chamada, sua toxidade e os efeitos que causam à vida marinha. Mas o próprio Projeto ainda não sabe o que fazer com estes resíduos urbanos.
O problema maior é que o redemoinho encontra-se em águas internacionais e como não está localizado nas principais rotas de navios comerciais e sob nenhuma jurisdição, nenhum governo chama para si a questão.
Não se tem idéia dos prejuízos ambientais: Os animais pequenos, por exemplo, confundem as partículas plásticas com alimentos e morrem logo após ingerir os fragmentos, que também agem como esponjas, concentrando poluentes persistentes, absorvendo substâncias tóxicas e metais pesados, porém os que sobrevivem são ingeridos por animais maiores, que acabam transformando o plástico em parte da cadeia alimentar. Ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões, ingerem altos índices de venenos que acabam introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, tornando verdadeira a afirmação de que o que fizermos à terra acaba tendo impacto sobre nós, seres humanos.
Calcula-se a morte, por ano, de 1 milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos, conforme os objetos encontrados nos estômagos depois de mortos.
Esta bolha de plástico lógicamente tem a marca do homem. É importante fazermos a nossa parte e agir de forma consciente para reduzir o consumo de materiais plásticos. Um pouquinho de cada um ajuda o planeta. O nome para isto é CONSCIENTIZAÇÃO!
É impressionante e assustador que a sujeira que muitas vezes se tenta esconder debaixo do tapete de mar é fruto da falta de consciência ambiental. Ali residem 100 milhões de toneladas de detritos!!! Não é brincadeira, não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário