segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MUITO INTERESSANTE !!!


Achei muito interessante uma investigação realizada, para saber as diferenças entre os países pobres e os países ricos. Quais os porquês que fazem com que crescimento e prosperidade, não sejam lineares. Foi constatado o seguinte: A diferença não está na idade como pode ser demonstrado por países como a Índia e o Egito, que têm mais de 2000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que apenas 150 anos atrás eram desconhecidos, hoje, são países desenvolvidos e ricos.

A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis. O japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. Este país importa matéria prima de todo mundo e exporta manufaturados.

Outro exemplo surpreendente é a Suiça, que não produz cacau mas fabrica o melhor chocolate do mundo. É um país que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa-forte do mundo. Não existe diferença intelectual realmente significativa. Nem raça, cor da pele são importantes:

Onde estará, então, a diferença?

A diferença está na ATITUDE das pessoas, moldados no decorrer dos anos pela Educação e Cultura. Ao ser analisada a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, foi constatado que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio básico 2. A integridade 3. A responsabilidade 4. Respeito às leis 5. Respeito pelos direitos dos outros 6. O amor ao trabalho 7. O desejo de superação 7. Pontualidade. Nos países pobres, apenas uma minoria segue estes princípios básicos em sua vida diária. Portanto, a conclusão óbvia é que nenhum país é pobre porque lhe falta recursos naturais, mas porque as atitudes dos seus cidadãos, estão abaixo da média da conduta de ética básica para desenvolver sua cidadania. Ainda dá tempoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!
"Os pensamentos geram atitudes, atitudes geram hábitos.
Hábitos geram um estilo de vida, estilo de vida é o reflexo do caráter.
O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa".
Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário