domingo, 16 de agosto de 2009

Audiobooks - Os livros que falam...


Ler sempre foi uma atividade solitária, silenciosa e que exige concentração. Tudo bem! Só que isto está mudando. Surge agora a leitura narrada( audiobooks), uma nova tecnologia, um jeito alternativo para que os amantes da literatura que se queixam da falta de tempo para este prazer, ouvi-los, através da narração de vozes famosas, como Tony Ramos, Antônio Fagundes, ou pelo próprio autor, como acontece com os audiolivros do escritor Rubem Alves. Esta nova maneira de ler está dando certo porque após adquirir o CD com o áudio- formato preferido dos consumidores- A compra do arquivo digital "nu", como está sendo chamado, por download é a que mais cresce atualmente. Em parte pelo preço que chega a ser até 70% mais barato que os livros, podem ser ouvidos em qualque mídia portátil e as narrações são obras de arte. Este negócio ainda é novo no Brasil. Só existem 500 obras em português, incluindo livros técnicos, enquanto nos EUA, já são cerca de 50 mil títulos. Pode ser ouvida no carro, no táxi, no avião, etec. Por aqui já existe até um sistema de locação de audiobooks e o preço é igual ao da locação de filmes.

Achei uma alternativa pra lá de legal, versátil e moderna, em sintonia com quem tem horários apertados e que reclamam da falta de tempo, mas, por favor, o prazer de manusear uma obra impressa, um livro "de papel", não se discute!!! Uau! será que sou muito conservadora???


Para aproveitar a deixa, também vale registrar a chegada dos E-books (leitor de livros digitais) por aqui. Há pelo menos quatro anos ouve-se falar sobre eles, aparelhos eletrônicos que podem armazenar milhares de livros digitais. O primeiro foi lançado pela Sony, em 2005 e já estão ultrapassados. O modelo atraiu a atenção dos fabricantes nacionais e até o início do ano que vem, teremos ao menos três aparelhos no mercado brasileiro. A tecnologia vem quase toda de Taiwan e será apenas montado no Brasil. A capacidade interna será de 1GB, podendo ser expandida para 4GB de memória. Significa armazenar cerca de 500 livros. Se a leitura cansar, também toca música em formato MP3.

Será que vai dar certo por aqui? Por enquanto, só deu certo nos EUA. Mas, a Biblioteca Nacional, sediada no Rio de Janeiro, colocou na Internet boa parte de seu acervo de obras raras. Por exemplo, a primeira edição dos "Lusíadas" de luís de Camões. Mas, as editoras não possuem nenhum projeto em andamento para o lançamento de edições digitais dos últimos sucessos literários em português. Mas, o que tem à disposição, dá para baixar tudo, sem peso na consciência!!! Temos pelo menos seis sites que oferecem as principais obras da literatura mundial. E, a boa notícia é que tudo caiu em domínio público, ou seja, não se paga nada por elas.

Vamos aguardar para ver como avançará no mercado interno!!!( Fonte Revista Época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário